Formas de educação adotadas no povoado de Caldeirão do Mulato antes da instalação da primeira unidade de ensino formal.







Introdução

O Povoado de Caldeirão do Mulato com cerca de 2 mil habitantes, situado no município de Antonio Gonçalves BA, região de transição semi árida e mata atlântica estacional do Piemonte Norte do Itapicurú, no norte do estado tem suas origens, segundo relatos de antigos moradores, no século XIX ligadas á chegada de sertanejos aventureiros, talvez fugindo das secas prolongadas no estado do Piauí a procura de terras desocupadas onde pudessem se estabelecer. Antonio Mulato, um dos viajantes, resolveu ficar em Caldeirão do Mulato que recebeu esse nome porque havia caldeirões de pedra com poços, onde tinha vestígios de índios, como ocas, mas os índios não foram encontrados. O lugar recebeu nome, fazendo referencia a esses caldeirões com o sobrenome do seu descobridor, “Mulato”. A presença desses moradores deu origem ao povoado que cresceu, com a chegada de novas famílias.
A história do Povoado perpassa do século XIX para o século XX, por isso cremos que a historia da educação local esteja vinculada a realidade nacional vigente neste período. São muitos os relatos que se ouve dos moradores a respeito das formas de educação que se tinha antes da chagada da primeira unidade institucionalizada de ensino denominada Escolar Municipal Luiz Viana Filho, instalada em 1966.

A educação tem que fazer a ponte entre o cidadão e a sociedade. Deste modo torna-se necessário conhecer os aspectos históricos que conduziam o processo educacional no referido povoado antes da implantação da primeira unidade formal de educação
Uma das questões desta pesquisa é investigar as formas educativas existentes no período descrito desde o registro das primeiras famílias buscando qualificar o caráter da educação gerada. Se essa forma de educação era formal ou informal, institucionalizada ou não. Quem contratava os professores. Quais os espaços utilizados para as aulas. E será aplicada a nível local utilizando o método semi-estrutural.

Objetivo

O objetivo deste estudo é fazer uma analise nos aspectos estruturais e institucionais do processo educacional, no Povoado de Caldeirão do Mulato no período decorrido desde o registro da existência das primeiras famílias (final do século XIX) até a implantação da primeira unidade de educação formal ocorrida na década de 1960.

Considerações Finais

A analise das formas de educação deste período ajudará e entender muitas das relações e resquícios sociais presentes no cotidiano da vida da comunidade, alem de ser um excelente instrumento pelo qual se pode estacionar outras formas de pesquisa a serem propostas às turmas de Historia das escolas locais alem de se tornar por si só, depois de sua execução, uma fonte de informações importante a ser utilizado por alunos das escolas, estudantes de história, entidades sócias, enfim a quem interessar a historia da educação local, contribuindo para agregar conhecimento a cerca da evolução do processo educacional local.


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