A cidade de Antonio Gonçalves completa hoje 55 anos.



Antonio Gonçalves: nome dado em homenagem a um médico baiano, nascido em 22 de novembro de 1877 na Fazenda Piabas, município de Campo Formoso, notável por sua atuação política e assistencial em toda região. Foi intendente municipal, vereador e presidente do Câmara Municipal, em Senhor do Bonfim. Morreu em 04 de agosto de 1945.



Os registros mais antigos de Antonio Gonçalves remontam a 1910, a partir de uma fazenda de cana-de-açúcar situada às margens do rio Água Branca,  propriedade de Antonio Pereira Guirra.

A região era originalmente habitada por índios Tapuia e foi desbravada por padres missionários da Ordem dos Franciscanos, a partir da fundação do “Arraial de Missão de Nossa Senhora das Neves de Saly”, em 1677. A missão, portanto, marca a conquista do sertão baiano, a partir da busca por ouro e pedras  preciosas, o doutrinamento de índios e a criação de gado.



Entre os anos 1960 a 1962, quando o então povoado de Itinga da Serra  era administrado pelo município de Campo Formoso, a professora Araguacy Gonçalves,  juntamente com outros correligionários, iniciou o movimento que culminou com seu desmembramento de Campo Formoso. Na época, ou seja, precisamente em 1962, houve uma eleição para escolha do primeiro gestor municipal. Concorreram além da profª. Araguacy Gonçalves, outros candidatos, porém a mesma foi eleita tornando-se a primeira prefeita do nosso município. Passou a existir também a Câmara de  Vereadores composta por nove vereadores, os quais não eram remunerados.



Em 5 de julho 1962, ocorreu a emancipação política do município pela lei estadual n° 1699, D.O.10.07.1962, o qual recebeu o nome de Antonio Gonçalves, em homenagem ao médico que prestou relevantes serviços à população da região.

Comentários