Projetos que poderia ser implantados em Caldeirão ou qualquer outro município de Antônio Gonçalves



PISCICULTURA refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água doce. Utilizando pouca mão-de-obra, a piscicultura nos açudes, represas ou tanques de cimento não conflita com as demais atividades desenvolvidas na natureza. Pelo contrário, é um complemento muito proveitoso, dado que tem a característica básica de reciclar subprodutos e resíduos, transformando-os em proteína animal.

A criação de peixe produz mais do que qualquer outro animal. Especialistas apontam a piscicultura como uma promissora atividade no mundo, especialmente no Brasil, em decorrência do potencial do seu mercado consumidor, do clima e dos recursos hídricos existentes.

O consumo de peixe no Brasil cresce em ritmo acelerado, além disso, temos algumas datas importantes que o consumo de peixe é muito maior. E também a piscicultura não causa grandes impactos ambientais.



HORTICULTURA EM ESTUFA é o ramo da agricultura que estuda as técnicas de produção e aproveitamento dos frutos, hortaliças, árvores, arbustos e flores. Inclui também a jardinagem.

A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. Ela é feita de materiais transparentes como o vidro ou plástico que permitem a passagem da radiação solar que aquece o solo da estufa e emite radiação infravermelha.

Além disso a produção de hortaliças em estufa consegue ser bem mais produtivo pois a mesma protege o cultivo contra pragas.



APROVEITAMENTO DO LICURI O licuri é uma imponente palmeira com ampla distribuição pelo bioma Caatinga. Para muitas comunidades agroextrativistas e povos indígenas do Nordeste do Brasil o licuri é uma das plantas de maior importância cultural e socioeconômica, contribuindo para a subsistência e a geração de renda de diversas famílias rurais. Do licuri podemos aproveitar praticamente tudo, no artesanato na culinária e também na produção de produtos em modo geral.



APROVEITAMENTO DO MANDACARU O mandacaru (nome científico Cereus jamacaru) é uma cactácea nativa do Brasil, adaptada às condições climáticas do Semiárido. Conhecida também como cardeiro, a planta alcança até seis metros de altura e possui um formato que pode lembrar um candelabro. O mandacaru é importante para a restauração de solos degradados, serve como cerca natural e alimento para os animais. A planta espinhenta sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água.

Assim como o licuri o mandacaru também pode ser aproveitado na culinária e também na produção de produtos em modo geral.


Só lembrando que aqui são algumas idéias
que poderia ser feitas 

Comentários