Projeto semana da água
Colegio Municipal Profª Terezinha de Jesus Guirra
Justificativa
Situada num contexto quase
exclusivamente rural a Escola municipal Terezinha de Jesus Guirra conta com um
alunado de perfil que vai desde filhos de agricultores a comerciantes,
servidores públicos e profissionais liberais.
Nota–se que o povoado vem
crescendo e ganhando proporções e jeito característico de zona urbana, e com
essa mudança muda-se também o perfil da população: como relações com a
natureza, relações de consumo, dos recursos naturais e em especial os recursos
hídricos. Fato que merece e justifica um trabalho como este, que visa provocar
uma reflexão a cerca da problemática da água nos dias atuais a nível mais
abrangente tendo um foco mais concentrado no âmbito local principalmente porque
notamos em nossos alunos certa falta de consciência de preservação e cuidados
necessários ao bom uso da água, tanto da que chega pelo abastecimento regular da EMBASA,
quanto a dos mananciais ainda existentes na localidade.
Essas gerações atuais
desconhecem as dificuldades pelas quais os habitantes da localidade de
Caldeirão do Mulato enfrentavam pelas constantes estiagens que castigavam não
apenas animais, mas de forma cruel e impiedosa os seres humanos agravadas pela
não existência de um sistema de abastecimento de Água para uso humano.
Conhecendo melhor o
processo histórico em torno do abastecimento de Água das localidades e todas as
dificuldades enfrentadas pelas gerações anteriores podemos nos conscientizar da
necessidade de se preservar os mananciais existentes alem de adotar medidas de
uso da água, mais consciente e responsável afim de preservar e economizar o
precioso liquido,que hoje, é encanada e servida sob o gerenciamento da EMBASA
do Sistema e barragem dos Apertados no Rio Aipim, alem de dotar os alunos da 6ª série desta
unidade escolar, aos quais será aplicado o projeto, da possibilidade de
aumentar sua gama de aprendizagem, já que, todos os conteúdos abordados e os
materiais a serem manipulados pela realização das atividades farão parte do
currículo da disciplina em Ciências.
Fundamentação
As
aguadas e sua importância histórica para a comunidade
Esse mini-projeto dentro do projeto Semana
da Água, elaborado pela escola teve como principal objetivo colocar os alunos
diante de situações vivenciadas em épocas diferentes: a primeira vivenciada por
seus pais e avós quando das dificuldades que passavam no tocante ao
abastecimento devido a não existência de um sistema de abastecimento de água
potável, quando as pessoas eram obrigadas a dividir as águas armazenadas nas
aguadas e com os animais assim buscando respostas para perguntas como: Como
faziam para sobreviver diante de tal situação? Como tratavam a água? Que tipo
de consciência elas tinham com relação à preservação e cuidados com os
mananciais já que dependiam diretamente deles para seu abastecimento? Entre
outras.
A segunda situação é justamente a vivenciadas
por eles no momento quando da existência do sistema de abastecimento levando-os
a relacionar as situações confrontando-as, e assim, fomentar ações de melhor
utilização dos recursos hídricos evitando o desperdício, denunciando abusos
cometidos pela própria concessionária, sejam de cobranças abusivas ou de
manutenção da rede para evitar extravio da água (fato na ocasião da realização
do projeto, corriqueiro e comum na comunidade) e, além disso, provocar na
população esse raciocínio, confrontar uma situação vivida até pouco tempo atrás
com a atual e assim provocar atitudes de melhor utilização desde recurso de
forma mais racional adotando o uso correto da água.
Conclusão
Através da participação nas atividades
do projeto foram exploradas as habilidades e conhecimento prévio dos alunos
confrontando com os resultados obtidos nas pesquisas, visitas e entrevistas com
moradores, fomentando assim a construção ou reconstrução de seu conhecimento. É
indispensável o trabalho voltado para a valorização e conservação do meio
ambiente que nos cerca tendo em vista a necessidade de que o aluno se perceba
parte da natureza e responsável por ela.
Conhecer o processo histórico que
cerca a comunidade a cerca da questão do abastecimento da água, suas formas de
utilização, conservação, zelo aos mananciais empregados por seus pais e avós,
constituiu-se em uma experiência marcante para os alunos, pois os mesmos não conheciam
quase nada ou muito pouco sobre o
assunto, o que despertou nos mesmos mais consciência com relação ao cuidados
com o uso racional dos recursos hídricos; cuidados com os mananciais, e aguadas
que ainda existem nos arredores do povoado, que serviram e ainda servem ao
abastecimento humano e animal; melhoria na forma de tratamento da água
utilizada em suas casas; conhecimento a cerca das cisternas sua aplicabilidade
e as políticas que envolvem sua implantação; entre outras ações isoladas e
involuntárias fruto da aplicação do projeto.
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