Colegio Municipal Profª Terezinha: Projeto semana da água.


Projeto semana da água
Colegio Municipal Profª Terezinha de Jesus Guirra























 


Justificativa

Situada num contexto quase exclusivamente rural a Escola municipal Terezinha de Jesus Guirra conta com um alunado de perfil que vai desde filhos de agricultores a comerciantes, servidores públicos e profissionais liberais.
Nota–se que o povoado vem crescendo e ganhando proporções e jeito característico de zona urbana, e com essa mudança muda-se também o perfil da população: como relações com a natureza, relações de consumo, dos recursos naturais e em especial os recursos hídricos. Fato que merece e justifica um trabalho como este, que visa provocar uma reflexão a cerca da problemática da água nos dias atuais a nível mais abrangente tendo um foco mais concentrado no âmbito local principalmente porque notamos em nossos alunos certa falta de consciência de preservação e cuidados necessários ao bom uso da água, tanto da que  chega pelo abastecimento regular da EMBASA, quanto a dos mananciais ainda existentes na localidade.
Essas gerações atuais desconhecem as dificuldades pelas quais os habitantes da localidade de Caldeirão do Mulato enfrentavam pelas constantes estiagens que castigavam não apenas animais, mas de forma cruel e impiedosa os seres humanos agravadas pela não existência de um sistema de abastecimento de Água para uso humano.
Conhecendo melhor o processo histórico em torno do abastecimento de Água das localidades e todas as dificuldades enfrentadas pelas gerações anteriores podemos nos conscientizar da necessidade de se preservar os mananciais existentes alem de adotar medidas de uso da água, mais consciente e responsável afim de preservar e economizar o precioso liquido,que hoje, é encanada e servida sob o gerenciamento da EMBASA do Sistema e barragem dos Apertados no Rio Aipim,  alem de dotar os alunos da 6ª série desta unidade escolar, aos quais será aplicado o projeto, da possibilidade de aumentar sua gama de aprendizagem, já que, todos os conteúdos abordados e os materiais a serem manipulados pela realização das atividades farão parte do currículo da disciplina em Ciências.

Fundamentação

As aguadas e sua importância histórica para a comunidade

Esse mini-projeto dentro do projeto Semana da Água, elaborado pela escola teve como principal objetivo colocar os alunos diante de situações vivenciadas em épocas diferentes: a primeira vivenciada por seus pais e avós quando das dificuldades que passavam no tocante ao abastecimento devido a não existência de um sistema de abastecimento de água potável, quando as pessoas eram obrigadas a dividir as águas armazenadas nas aguadas e com os animais assim buscando respostas para perguntas como: Como faziam para sobreviver diante de tal situação? Como tratavam a água? Que tipo de consciência elas tinham com relação à preservação e cuidados com os mananciais já que dependiam diretamente deles para seu abastecimento? Entre outras.
 A segunda situação é justamente a vivenciadas por eles no momento quando da existência do sistema de abastecimento levando-os a relacionar as situações confrontando-as, e assim, fomentar ações de melhor utilização dos recursos hídricos evitando o desperdício, denunciando abusos cometidos pela própria concessionária, sejam de cobranças abusivas ou de manutenção da rede para evitar extravio da água (fato na ocasião da realização do projeto, corriqueiro e comum na comunidade) e, além disso, provocar na população esse raciocínio, confrontar uma situação vivida até pouco tempo atrás com a atual e assim provocar atitudes de melhor utilização desde recurso de forma mais racional adotando o uso correto da água.

Conclusão

Através da participação nas atividades do projeto foram exploradas as habilidades e conhecimento prévio dos alunos confrontando com os resultados obtidos nas pesquisas, visitas e entrevistas com moradores, fomentando assim a construção ou reconstrução de seu conhecimento. É indispensável o trabalho voltado para a valorização e conservação do meio ambiente que nos cerca tendo em vista a necessidade de que o aluno se perceba parte da natureza e responsável por ela.
Conhecer o processo histórico que cerca a comunidade a cerca da questão do abastecimento da água, suas formas de utilização, conservação, zelo aos mananciais empregados por seus pais e avós, constituiu-se em uma experiência marcante para os alunos, pois os mesmos não conheciam quase  nada ou muito pouco sobre o assunto, o que despertou nos mesmos mais consciência com relação ao cuidados com o uso racional dos recursos hídricos; cuidados com os mananciais, e aguadas que ainda existem nos arredores do povoado, que serviram e ainda servem ao abastecimento humano e animal; melhoria na forma de tratamento da água utilizada em suas casas; conhecimento a cerca das cisternas sua aplicabilidade e as políticas que envolvem sua implantação; entre outras ações isoladas e involuntárias fruto da aplicação do projeto.



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